-
Arquitetos: UAO Design
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yilong Zhao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de bem-estar público trata-se da renovação e transformação do centro de adoção do grupo de educação científica popular pelo Luhu A8 Design Center (A8DC) em conjunto com a Animals Asia (AAF) e a Wuhan Small Animal Protection Association (WSAPA), incluindo uma área de 150 metros quadrados ao ar livre e 30 metros quadrados de espaços internos.
Reconfiguramos o processo e o movimento de adoção e separamos o fluxo básico de "chegada-encontro-escolha-fotos-saída". Neste processo de racionalização, há um ponto muito crítico, que é passar do interior para o exterior, e depois voltar após a adoção com um cachorrinho extra nas mãos. Este processo recebe o significado de "resgate + retorno para casa". Este nó reflete-se diretamente no momento da travessia interior-exterior. Acreditamos que um projeto com sentido mais gráfico e imagético deveria ser usado para expressar e destacar esse momento— —Foi assim que surgiu o conceito de portas giratórias. Ao passar por essa porta giratória, o filhote adotado encontra um lar aconchegante e se torna um “vencedor na vida canina”.
Outro elemento-chave é o peitoril da janela. Na verdade, projetamos esta posição para os adotantes tirarem fotos com o filhote. Esta cena encoraja os próximos visitantes: "Olha, essa família está tão feliz, temos que encontrar nosso amor também!"
Em contraste com este projeto aparentemente significativo, para economizar no orçamento e ter um efeito interno, duas peças de tijolos de 600X600 foram fixadas para criar uma parede de 1200 de altura, ao mesmo tempo, variações com padrões maiores e cores escuras foram selecionadas para formar um contraste forte e realçar este efeito. Acima dos 1200 cm está a placa de cortiça para isolamento. Quem é da área deve saber que a placa de cortiça é barata, um rolo grande custa cerca de cem dólares. Mas seu melhor atributo é servir como suporte para todos os tipos de adesivos e pôsteres. Quando vistamos o terreno pela primeira vez, descobrimos que a parede estava coberta com adesivos e muito bagunçada, com a placa de cortiça, por mais bagunçada que seja, ela terá uma beleza natural.
No projeto da área externa, devido à exigência de "isolar a visão de outros cães", aliada à natureza da construção temporária e à limitação de custo, foram utilizados tubos quadrados galvanizados 40X40 para criar uma "grande gaiola" e painéis de luz solar fixados ao redor. O significado de "grande gaiola" se encaixa perfeitamente no tema "resgate + ir para casa".
Esta grande gaiola basicamente preenche a área para o projeto de renovação do espaço externo, como elemento estranho "incorporado" entre os dois volumes. Mas na fotografia aérea, sua forma embutida se encaixa tão perfeitamente, como se tivesse surgido da natureza. Está localizado em duas áreas externas com diferentes alturas contendo 4 pequenas árvores. Os arquitetos sempre gostam de manter as árvores como primeira opção, posição reforçada, neste caso, pelo tempo e orçamento limitado. Foi também um pedido do Professor Du Fan, já que, embora essas pequenas árvores não sejam grandes, elas foram plantadas por ele e por voluntários. Então, o que fica não é a árvore, mas o seu significado.
Utilizamos o lado com muitas árvores como um local de atividades ao ar livre para os filhotes serem adotados e os adotantes interagirem, e o outro lado foi projetado como uma área de canil. A área do canil precisa de sombra e chuva, então, uma malha de 2 metros é usada para sustentar um teto de 5 metros de altura, limitada pela seção de tubos de aço 40X40, também como requisito de custo e facilidade de construção. Esta pequena unidade reforça diretamente a leveza da estrutura e, devido ao pequeno tamanho do plano, reforça a altura da fachada, formando uma relação visual proporcionalmente incomum. Esse tipo de unidade modular e a extraordinária relação proporcional são diretrizes que temos pensado nos últimos anos, sobre como usar a linguagem de projeto mais básica para expressar o conceito de sacralidade.
São quatro canis, cada um com 2m×3m, exatamente seis metros quadrados. Isso lembra um "Lufang Tea Room" que projetamos em 2016 com apenas seis metros quadrados. A maioria deles é baseada em considerações funcionais. Por exemplo, a abertura é utilizada para que o filhote sinta o cheiro do pretendente adotante, já que, a compreensão tácita do paladar também é muito importante. No lado inclinado do canil, desenhamos uma janela suspensa, usando os ganchos nas portas e janelas de madeira da antiga casa. Quando o trabalho acabou, brincamos com o professor Du: "Nessa casa de madeira 2X3X2, se você não arrumar cachorros para aproveitá-la, tudo bem transformá-la em uma casa de hóspedes."
Do outro lado da área de atividades, o teto está aberto, deixando apenas um feixe no meio. Isso forma um contraste entre esparso e denso com a área do canil. Criamos uma faixa de luz cruzada sob este feixe como uma cruz vermelha. Este elemento é tratado como a segunda surpresa do projeto.
Na primeira versão do projeto, optamos por usar o próprio tubo de aço galvanizado sem pintura - porque a galvanização em si já é anticorrosiva - escolhemos placas de luz solar brancas leitosas como o volume. Na apresentação subsequente, muitas partes sentiram que, uma vez que este projeto é para benefício público, ele precisa que mais pessoas o visitem para torná-lo mais reconhecível, então, nas revisões subsequentes, alteramos a cor para alaranjado e um desenho de um cachorro foi adicionado ao topo. Este gesto permite que potenciais adotantes e voluntários que visitam o espaço pela primeira vez reconheçam o volume desde a ponte da rodovia. A sua localização conferiu finalmente uma cor mais viva à "estrada cinzenta" dos dez quilômetros à frente. Este laranja também se tornou a cor do peitoril da janela e a cor do painel solar transparente, que reveste o interior e o exterior com uma camada de luz "dourada".
Por fim, agradecemos ao Luhu A8 Design Center (A8DC), Animals Asia (AAF) e Wuhan Small Animal Protection Association (WSAPA), Liang Rui, Yadong, ao professor Du Fan por suportar silenciosamente a paranoia de nosso arquiteto, Xiaopang, Haiyang, e Longgong, que participou diretamente na concepção dos trabalhos de design exterior, interior e estrutural, Lu Zhou e Kong Fanyi e seu apoio na fase inicial; e também agradecer ao gerente de construção da Datong Steel Structure Xu Chao e a equipe do administrador da obra.